sexta-feira, 24 de junho de 2016

Relatório e apresentação do Projeto Rato de Biblioteca - Do soldado desconhecido ao soldado conhecido "Um olhar sobre o soldado António de Sá Leones" - 5.ºD

Aqui ficam o relatório e a apresentação elaborados no âmbito do Projeto Rato de Biblioteca, Do soldado desconhecido ao soldado conhecido, desenvolvido ao longo deste ano letivo pelos alunos da turma 5.ºD. 
Agradecemos à Fundação Vox Populi a oportunidade que nos deu para desenvolver este projeto, pois sem dúvida alguma será inesquecível para os nossos alunos. Todos juntos desenvolvemos um espírito de verdadeiros ratos de biblioteca.
Ao longo deste período vivemos momentos únicos. No início do projeto nunca poderíamos imaginar onde nos levaria o nosso soldado. Foi sem dúvida uma aventura cheia de emoções contraditórias.
Estes projetos são sem dúvida uma mais-valia para a educação das nossas crianças e jovens.
Com este Projeto, pretende-se honrar os soldados que morreram em tempo de guerra.
O Projeto foi desenvolvido com muito entusiasmo e empenho de todos. 
Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar experiências e estabelecer contactos que com toda a certeza os irão beneficiar no seu percurso académico e enriquecer enquanto cidadãos. 
Os objetivos que nos propúnhamos alcançar foram atingidos. Os alunos ficaram a conhecer as causas que levaram a que Portugal entrasse na 1ª Guerra Mundial e o modo como os nossos soldados foram desenraizados do seu ambiente e recrutados para um cenário completamente estranho e "imprevisível". Perceberam ainda os custos humanos e materiais que uma Guerra como esta acarreta e as consequências não só imediatas mas também a longo prazo que daí podem advir. 
Foi igualmente importante e enriquecedor contactar e ouvir da parte de pessoas que conviveram com participantes ativos na 1ª Guerra, a emoção que sentiram com as suas partidas e a dor de nunca os verem chegar. A análise de documentos escritos pelo punho desses participantes permitiu aos alunos perceber tanto a dor da saudade de quem está longe bem como a necessidade de dar notícias para não preocupar os mais queridos. A visita à casa onde nasceu e cresceu António de Sá Leones foi importante para os alunos perceberem as condições e os meios (completamente diferentes dos que eles possuem hoje) em que viviam os soldados limianos antes de partirem para a Guerra. 
A saga vivida por estes alunos contagiou toda a comunidade envolvente, não só por terem reposto a verdade quanto à verdadeira identidade do soldado António de Sá Leones, mas, também o espírito e dedicação a que estes verdadeiros ratos de biblioteca já nos habituaram, não passou despercebida em vários órgãos de comunicação social da região. 

"A guerra é um massacre de homens que não se conhecem em benefício de outros que se conhecem, mas não se massacram." 
 (Paul Valéry)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário